Ensinar música é a minha vida

“um bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento (ou seja), deve-se

considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança, mas também o

seu nível de desenvolvimento potencial, isto é, sua capacidade de desempenhar

tarefas com a ajuda de companheiros mais capazes (...) se alguém lhe der

instruções, fizer uma demonstração, fornecer pistas (...) é possível que consiga um

resultado mais avançado que aquele que conseguiria se realizasse a tarefa sozinha”.

sábado, 12 de março de 2011

Meus alunos da Filarmônica de Central, mais um sonho realizado.

O projeto Filarmônica de Central foi criado para realizar um antigo sonho de toda sociedade Centralense.
O referido projeto será desenvolvido em três etapas separadas e distintas, a primeira de aulas teóricas, a segunda de aulas práticas e a terceira etapa de ensaios e formação do repertório para a primeira apresentação.
Depois de atravessarmos a primeira e a segunda etapa do projeto, entramos na terceira etapa para aperfeiçoar  a afinação, sincronizar os músicos com suas partituras para a formação do repertório, ensaios e preparação para a primeira apresentação em data a ser estabelecida.
Hoje somos uma realidade frutos dos nossos sonhos, da nossa dedicação e do empenho. Agradeço aos meus alunos por tudo e tenho certeza que muito em breve estaremos abrilhantando muitos eventos, seremos uma constelação na qual todos nós teremos o mesmo brilho, a mesma importância e o mesmo valor.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Compra de Instrumentos para a Filarmônica 19 de Setembro.

A Filarmônica 19 de Setembro foi contemplada com R$ 30.000,00, pelo projeto de Fomento a Cultura do Governo do Estado, um passo importante que se deu para valorizar a cultura da música instrumental e as Filarmônica, que vem a anos sofrendo por falta de apoio, esperamos que essa seja a primeira de muitas iniciativas necessárias para valorizar a cultura e as bandas, muitas delas importantes escolas formadoras de músicos e cidadãos.
No nosso caso os recursos serão investidos na compra de Instrumentos, " 5 clarinetes, 2 requintas, 1 sax alto, 1 sax tenor, 2 trombones, 2 trompetes, 1 trompa sinfônica, 1 sax baritono e 17 estantes ", um computador e uma impressora. Somando esses instrumentos com os que já temos ficaremos com 62 instrumentos que serão usados uma parte na Banda principal e outra parte na Banda infantil. 
Abraços. 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Solenidade de Entrega dos Instrumentos para a Filarmônica Popular João Douradense



Em uma concorrida solenidade realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores do município de João Dourado-Bahia, O Prefeito Rui Dourado e a Secretária Municipal de Educação Leci Ribeiro, fizeram oficialmente a entrega dos instrumentos para a Filarmônica Popular João Douradense, realizando assim, um antigo sonho de toda a Sociedade.
 Usando a palavra, eu, Maestro Gerry Andrade, falei um pouco sobre o projeto implantado no município de João Dourado para a criação da Filarmônica. Em seguida os alunos foram convidados a frente e apresentados ao público presente.







Após a cerimônia os instrumentos foram distribuídos para os músicos.














                                                 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Filarmônica Emília Gondim

Acessem o Blogger da 1ª Filarmônica formada por mim, Filarmônica essa que me deixa muito honrado e feliz.
Aproveito para agradecer as homenagens a mim prestada no blogger, adoro vocês.
Filarmônica Emília Gondim

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Maestro Fred Dantas conta um pouco da história das Filarmônicas

                                      Maestro Gerry Andrade /   Maestro Fred Dantas
                                                               Dezembro de 2010

A filarmônica hoje FUNCEB

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Belíssima apresentação da Filarmônica 19 de Setembro






Como início das atividades deste ano de 2011, a Filarmônica 19 de Setembro fez uma belíssima apresentação em Gameleira de Barro Alto, na procissão em comemoração ao dia de São Sebastião. Depois da procissão a Filarmônica fez uma apresentação em praça pública, reunindo um grande número de pessoas e executando músicas populares de várias épocas, a animação e a alegria do público nos deixou animados e motivados e com consequência os músicos fizeram uma maravilhosa apresentação.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a comunidade de Gameleira, o município de Barro Alto, e todos os seu moradores pela excelente festa realizada naquela comunidade, uma festa grandiosa e bem organizada.



domingo, 16 de janeiro de 2011

Filarmônica 19 de Setembro de Ibipeba " F19 "

Aqui começou toda a minha história no mundo da música, aprendi tudo que sei, o pouco que sei. Por isso o amor que sinto por essa banda não pode ser quantificado, devo muito e só tenho a agradecer.
Assumir a banda com Maestro, exatamente no dia 25/10/2008 e de lá pra cá evoluímos juntos, a determinação, a coragem, a disciplina no estudos e a auto confiança. foram os fatores decisivos para a realização dos meus objetivos e sonhos a frente dessa banda. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superar os obstáculos e vencer a dificuldades.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho. Esses são os caminhos trilhados por nós, eu e a F19, atitudes que consolidou a banda como grande banda em toda a região, passamos a tocar em lugares importantes, exemplos: vários encontros de Filarmônicas por todo estado, tocamos por três anos consecutivo no cortejo do Dois de Julho em Salvador, 2008,2009 e 2010,etc...
Hoje a F19 está num excelente nível, com um repertório complexo e bem executado. Para 2011 traçamos as seguintes metas: criar uma Orquestra de Flauta Doce, ampliar a banda com a entrada dos aprendizes, melhorar a escolinha da banda, fazer apresentações em várias cidades da região e do estado.
Quero agradeço aos músicos da F19 por toda a ajuda que me deram serei eternamente grato.
Eu tenho a sorte e a felicidade de ter na F19 músicos que se tornaram meus amigos, e amigos que se tornaram músicos, somos um família, obrigado.




              Abaixo quatro videos amadores da nossa apresentação no 9º encontro de Filarmônica da Chapada em 06/03/2010





Dobrado Ouro Negro 


Swing the Mood 

                                                          Tributo a Luiz Gonzaga


                                                                
                                                         Saidera - Skank

Entrega dos Instrumentos em João Dourado

No dia 29/12/2010 a Filarmônica Popular João Douradense distribuiu os instrumentos para os alunos, um dia emocionante para todos, ver a alegria de um aluno quando recebe um instrumento não tem preço, os alunos ficaram radiantes e eu muito feliz por proporcionar tudo isso.


                 
                                 E assim ficou a    1ª FORMAÇÃO da FPJD
                                     
Maestro:
Armando Gerry de Andrade.

Flautim:
Muller

Flauta:
Borboletinha,  Nanda.

Requinta:
Flávia,   Jessica Moreira

Clarineta:
Suellen,  Dalaete,  Magda,  Renata Sousa,  Taina,  Priscila.

Sax Alto:
Fernanda,  Jonila, Fabio.

Sax Tenor:
Paulo Sergio,  Solivânia.

Trompete:
Werlis,  Nilson,  Renata,  Gêliane,  Jessica Lopes,  Cláudia.

Trompa:
Jessica,  Andressa,  Vitor.

Bombardino:
Valfredo

Trombone:
Vivian,  Andre,  David,  Gugu,  Bruno

Tuba:
Alice,  Alex

Percussão e Bateria:
Alessandro,  Caique,  Nildo,  Daniel,  Juliana, Sara e Jamile.

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE FILARMÔNICAS DA BAHIA: Fotos do Curso e trabalhos da Comissão Pró-Federação

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE FILARMÔNICAS DA BAHIA: Fotos do Curso e trabalhos da Comissão Pró-Federação

sábado, 15 de janeiro de 2011

Primeiras aulas em João Dourado para a criação da Filarmônica P. João Douradense em 07/04/2010














Maestro Gerry Andrade na
apresentação do projeto.





No final do mês de março de 2010, procurei a Secretaria de Educação do município de João Dourado, e apresentei um projeto para a criação e fundação de uma filarmônica no município. Fui atendido pela secretária Sra. Leci Ribeiro, que acreditou na proposta e a apresentou ao excelentíssimo prefeito Sr. Rui Dourado, e juntos me contrataram para fundar a filarmônica, um sonho antigo do município. Passados 10 dias, exatamente em 07/04/2010 começaram as aulas teóricas com 169 alunos, divididos em 5 turmas por dia, dois dias por semana. Confesso que fiquei preocupado com o bom andamento do curso, devido ao grande número de alunos. O curso foi planejado para um período de 6 meses de aulas teóricas, que no decorrer dessas alguns alunos foram desistindo por motivos diversos, restando no final dos 6 meses 60 alunos preparados, capacitados e prontos para a segunda etapa do curso. Etapa esta planejada para 3 meses de aulas práticas, tempo necessário para que os alunos adquiram embocadura, afinação  e desenvolvimento da agilidade necessária para tocar o instrumento destinado a cada um desses alunos "etapa em andamento até fevereiro de 2011". Assim que forem rompidas as dificuldades de domínio dos instrumentos, os alunos se tornarão músicos e começaremos a ensaiar o repertório para a 1ª apresentação, prevista para Abril de 2011.
Gostaria de agradecer ao prefeito Rui Dourado, a secretária de educação Leci Ribeiro e a toda equipe municipal pela confiança em mim depositada para promover a educação musical desses jovens, algo muito importante para mim e minha biografia. Filarmônica Popular João Douradense, um sonho que sonhamos juntos.
Participação dos alunos no desfile cívico do 7 de Setembro de 2010

Carta escrita no dia da minha saída da FEG

Fotos das primeiras aulas em Gentio do Ouro

Por: Armando Gerry de Andrade

Eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam em Gentio do Ouro, o início foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte da minha vida, onde todos os cantos daquela pequena sala de aula teriam histórias. O incerto virou realidade, o confuso foi entendido, o incomum ficou normal, os estranhos se tornaram meus amigos, a sala de aula virou um palco, a FEG nasceu e brilhou para todos os Gentienses.

Ai passei os melhores dias da minha vida, fiz amigos, muitos dos quais, me acompanharão para sempre, ganhei o respeito da sociedade, o respeito de Ivonilton, enfim, dos homens de bem. Por isso tenho que comemorar!

Esse é um momento especial! É hora de olhar para trás e analisar tudo o que passou. Sem dúvidas, muitas tristezas e conflitos, mas, felizmente, por inúmeros bons momentos, de alegrias, de vitórias, de realização profissional e de cumplicidade com os meus alunos, as verdadeiras estrelas desta constelação chamada FEG.

Devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos em Gentio do Ouro.

Eu nunca sairei da FEG, ela está enraizada no meu coração e na minha alma, ninguém arrancara o que sinto pela FEG, ela nunca será substituída.

Gentiense, as circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova assim como eu cheguei ai. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

Eu fui para Gentio mostrar o meu profissionalismo, meu Caráter e a minha Reputação, na verdade amigos eu escancarei as portas da minha alma pra vocês, por isso permitirei que me julguem.

Espero ser considerado um Gentiense porque eu me sinto assim.

Abraços.

Armando Gerry de Andrade

Maestro de Bandas.








Anônimo disse...













Maestro Gerry adimiro muito você, o senhor faz história por onde vai, já fez em Gentio do Ouro...e agora está fazendo em João Dorado eu tenho um maior orgulo de dizer que faço parte da FPJD e tenho como maestro o Senhor !!!
Suélen Brito